Pastoral da Acolhida

Coordenador: Creusa Vilela
Telefone:
Informações
A Pastoral da Acolhida é a mais jovem das pastorais que integram a Igreja São José Operário. A história de sua formação teve inicio através de um trabalho da Escola Diocesana de Teologia São João XXIII por intermédio da disciplina de Metodologia Teologal, onde 6 membros da comunidade estão cursando o 2º ano que necessitavam realizar um trabalho pastoral em sua Paróquia. Em conversas com o Padre Marcos Antonio e com o Diácono Adriano Lopes ficou determinado à implantação da Pastoral da Acolhida, com objetivo principal de acolhermos bem a todos pelo fato de sermos todos irmãos, filhos do Pai que está nos céus. Fundada no dia 09 de setembro de 2015, composta por 16 membros ativos da comunidade com a incumbência de amparar a todos que estão presentes nas celebrações, auxiliar na entrega de informativos e demais instrumentos evangelizadores, ter profunda caridade apostólica, feita de atenção, ternura, compaixão e disponibilidade para com os irmãos e irmãs. A Pastoral da Acolhida é um serviço da Igreja que se destina a “receber bem” e “ir ao encontro” das pessoas, com o objetivo de integrá-las na celebração, na comunidade, na paróquia ou na diocese, para que sejam membros vivos e atuantes do povo de Deus, através de uma vivência de comunhão e participação, em vista da missão. É a Pastoral que acolhe as pessoas na comunidade paroquial. Acolher significa oferecer refúgio, proteção ou conforto. É mostrar com gestos e palavras, que a comunidade paroquial é o espaço onde se pode encontrar essa segurança. Toda essa imagem figurada de segurança torna-se real na comunidade quando se é bem acolhido, porque acolher é também dar abrigo, amparar, dar ou receber hospitalidade, ter ou receber alguém junto de si. Assim sendo, a Pastoral da Acolhida vai muito além de recepcionar na porta da Igreja. Ela envolve uma rede de relacionamentos que dá sustentação e perseverança nas ações desenvolvidas na comunidade. Venha fazer parte da nossa Pastoral, nos reunimos toda a 4ª segunda-feira de cada mês.