Pastoral do Batismo

Coordenador: Luiza Aparecida Carrião Janeiro
Informações
O Principal objetivo da Pastoral do Batismo é levar aos pais e padrinhos, o conhecimento do que é o Batismo e o compromisso que através dele se assume com Deus e com a comunidade. Demonstrar que este Sacramento não se resume apenas em batizar. É necessário vivenciar, testemunhar e ensinar filhos e afilhados a serem cristãos autênticos e fiéis seguidores de Jesus Cristo. O que é o Batismo? É o nascimento em Cristo. Como a criança que nasce depende dos pais para viver, nós também dependemos de Nosso Pai Celestial para viver a vida eterna. Ser batizado, é fazer parte de Jesus, é ser membro de Sua Igreja, é ser filho de Deus adotado por Jesus Cristo, é ter o Céu por herança, e ter Maria como Mãe. O Sacramento do Batismo Quando recebemos o Sacramento do Batismo, deixamos de ser simples criaturas e passamos a ser Filhos Amados de Deus. No Batismo, a Igreja reunida celebra essa maravilhosa experiência de sermos filhos de Deus e pelo Batismo, participamos da vida de Cristo. O santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã. É a porta que abre o acesso aos demais sacramentos. Pelo Batismo somos libertados do pecado original e regenerados como filhos de Deus. Tornamo-nos membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão: "Baptismus est sacramentum regenerationis per aquam in verbo" - O Batismo é o sacramento da regeneração pela água na Palavra. Os Efeitos do Batismo * Apaga o pecado original O batismo perdoa e destrói o pecado original com o qual nascemos todos. * Infunde a graça santificante e os dons do Espírito Santo Dessa forma a alma faz-se dócil e pronta aos impulsos do Espírito Santo. Pela graça, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo estabelecem sua morada na alma, que é templo do Espírito Santo. * Confere caráter sacramental Imprime um sinal espiritual e indelével, que explica o fato de que este sacramento só pode ser recebido uma única vez, que nos distingue dos infiéis. * Incorpora a Jesus Cristo Tanto a graça como o caráter são efeitos sobrenaturais do batismo, que nos unem a Cristo como se unem os membros do corpo com a cabeça. Cristo é nossa Cabeça e o caráter nos vincula a Ele para sempre, enquanto que a graça nos faz membros vivos. * Incorpora à Igreja Pelo batismo nos convertemos em membros da Igreja, com direito a participar na Sagrada Eucaristia e a receber os demais sacramentos; sem ser batizado não se pode receber nenhum outro sacramento. A Missão dos Pais e Padrinhos * Para que a graça batismal possa desenvolver-se, é importante a ajuda dos pais. Este é também o papel do padrinho ou da madrinha, que devem ser cristãos firmes, capazes e prontos a ajudar o novo batizado, criança ou adulto, na sua caminhada na vida cristã. […] A comunidade eclesial inteira tem uma parcela de responsabilidade no desenvolvimento e na conservação da graça recebida no Batismo. (Catecismo da Igreja Católica, 1213.1246.1255) * O Padrinho e a Madrinha têm dupla responsabilidade: 1º) orientar o(a) afilhado(a) no crescimento da fé. Mesmo que os pais sejam indiferentes em relação a vida espiritual do filho, a função do padrinho e da madrinha é de intervir e/ou substituir os pais nesta missão. * 2º) amparar o afilhado em caso de doença grave ou de necessidade materiais de seus pais. Os Símbolos do Batismo * SINAL DA CRUZ É a identidade do Cristão. Traçada no peito e na testa significa que o batizando, pelo batismo, participa da morte libertadora de Jesus Cristo. Lembra a graça da redenção que Cristo nos proporcionou na Cruz. * O ÓLEO Assim como o óleo penetra na pele da criança, Cristo penetra na vida da pessoa, em especial no seu coração (a unção é feita no peito), fortalecendo o ungido na luta contra o mal. * A VELA Acesa no círio pascal, significa que Cristo iluminou o batizado, que deverá ser “luz do mundo”. Simboliza a presença do Espírito na vida do batizando e a fé em Jesus ressuscitado. Acende-se uma nova luz, luz da graça, da fé, que deve ser conservada até o fim da vida pela vivência em Cristo. * A VESTE BRANCA Expressa a pureza, a VIDA NOVA que recebemos no Batismo e que agora vamos viver. Sinaliza que o batizado “vestiu-se de Cristo”, o que equivale a dizer que ressuscitou com Cristo. * A ÁGUA Simboliza purificação e vida nova. A água batismal nos lava do pecado original e nos torna filhos de Deus e membros da Igreja. A água é sinal da graça de Deus, que nos purifica totalmente. ________________________________________ Para realizar este sacramento de iniciação cristã, tão importante na vida do cristão católico, a igreja pede através da secretaria paroquial no ato da inscrição, alguns comprovantes tanto para pais quanto para padrinhos. Saiba o que precisa: PAIS Xérox da Certidão de nascimento da criança Xérox do Comprovante de residência Xérox do Certificado de Catequese de Batismo Autorização para batizar (quando for de outra paróquia) PADRINHOS Xérox do RG Xérox da Lembrança de Crismo (geralmente encontra-se o registro na Cúria Diocesana) Xérox do Comprovante de residência Xérox do Certificado de Catequese de Batismo Autorização para batizar (quando for de outra paróquia)