Missa de Ramos e Paixão do Senhor reuniu milhares de pessoas

Atualizado em 25 de Março

A Semana Santa começa no Domingo de Ramos, porque celebra a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho – o símbolo da humildade – e aclamado pelo povo simples que O aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”. Esse povo, há poucos dias, tinha visto Jesus ressuscitar Lázaro de Betânia e estava maravilhado, pois tinha a certeza de que esse era o Messias anunciado pelos profetas, mas, esse mesmo povo tinha se enganado com tipo de Messias que Cristo era. Pensava que, fosse um Messias político, libertador social, que fosse arrancar Israel das garras de Roma e devolver-lhe o apogeu dos tempos de Salomão.

Para deixar claro a este povo que Ele não era um Messias temporal e político, um libertador efêmero, e sim, o grande Libertador do pecado, a raiz de todos os males, então, o Senhor entra na grande cidade, a Jerusalém dos patriarcas e dos reis sagrados, montado em um jumentinho; expressão da pequenez terrena. Ele não é um Rei deste mundo! Dessa forma, o Domingo de Ramos dá o início à Semana Santa, que mistura os gritos de hosanas com os clamores da Paixão de Cristo. O povo acolheu Jesus abanando seus ramos de oliveiras e palmeiras.

Foi para reviver todo este fato histórico e abrir oficialmente a Semana Santa que a Paróquia São José Operário disponibilizou à todos os fieis Missas em três horários: 09h, 17h30 e 19h30.

Na Missa da manhã, milhares de fiéis se reuniram para celebrar o Domingo de Ramos, a igreja estava cheia! Inicialmente estava prevista um procissão pelas ruas próximas a paróquia, que por conta da chuva teve que ser cancelada, todo o rito aconteceu dentro da igreja.

Em sua homilia, Padre Machado exortou toda a assembléia a viver intensamente a Semana Santa e não somente vive-la em partes, convidando todos para as diversas atividades que irão acontecer e exortou também para o perigo de banalizar o sagrado, onde impulsionados pelo consumismo, colocamos o coelho, o chocolate, o bacalhau acima do verdadeiro sentido da Páscoa que é a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Programação da Semana Santa

Teremos uma programação cheia de atividades aqui na Paróquia São José Operário, para com dignidade vivermos intensamente a Páscoa do Senhor, segue abaixo a programação completa:

Ø TERÇA-FEIRA, PROCISSÃO DO ENCONTRO ÀS 20H.

MULHERS SAINDO DA PRAÇA SANTOS DUMONT COM A IMAGEM DE NOSSA SENHORA DAS DORES E HOMENS SAINDO DA PRAÇA SETE DE SETEMBRO COM A IMAGEM DE NOSSO SENHOR DOS PASSOS, O ENCONTRO ACONTECERÁ EM FRENTE A IGREJA – TRAZER VELA

Ø QUARTA-FEIRA ÀS 20h, MISSA DOS SANTOS ÓLEOS NA CATEDRAL;

Ø QUINTA-FEIRA ÀS 20h, MISSA DA CEIA DO SENHOR (LAVA PÉS);

Ø QUINTA-FEIRA DAS 22h ÀS 12h DA SEXTA-FEIRA – VIGÍLIA COM O SANTÍSSIMO SACRAMENTO, NO SALÃO ATRÁS DO CORPO DE BOMBEIROS – COMUNIDADES VER ESCALA NO PADROEIRO;

Ø SEXTA-FEIRA 13h – PROCISSÃO COM VIA SACRA, SAINDO DE FRENTE A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL, ANTIGO CENTRO SOCIAL URBANO;

Ø SEXTA-FEIRA 15h – CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO DO SENHOR (CELEBRAÇÃO DA CRUZ);

Ø SÁBADO SANTO ÀS 20h – VIGÍLIA PASCAL

Ø DOMINGO DE PÁSCOA ÀS 09 – MISSA DA PÁSCOA DO SENHOR

Ø NO DOMINGO DE PÁSCOA, NÃO HAVERÁ AS MISSAS DA 17h30 E 19h30.

*Veja fotos da Missa do Domingo de Ramos e Paixão do Senhor das 09h, clicando no link abaixo:

Galeria de Fotos: http://www.igrejasaojoseoperario.com.br/galeria.php?id=794